Ataque de tubarão de 335 kg assusta pescadores

Animal salta para fora da água e quase atinge embarcação

Por Alex Koike

As cenas do enorme tubarão-mako de 335 kg saltando durante o ataque a um peixe de bico fisgado já percorrem o mundo. As imagens foram registradas na Flórida (EUA).

Segundo informações do site Stuff.co.nz, tudo aconteceu durante uma pescaria no dia 2 de julho, enquanto um pescador brigava com um peixe-de-bico.

No vídeo é possível assistir parte da batalha. O peixe dá um primeiro salto longe, entusiasmando o grupo de pessoas de dentro do barco. Com isso, o pescador começa a recolher a linha.

Quando o peixe já está perto do barco, é possível ver um tubarão perseguindo a presa, na tentativas de abocanhá-lo.

Na busca por um ataque mais contundente, o tubarão acaba saltando para fora da água, chegando a bater na câmera.

Ao final, o capitão do barco, Mark Quartiano, conhecido como “Mark Shark”, disse que o pescador acabou perdendo o peixe-de-bico. Porém, o grupo ainda conseguiu capturar o tubarão-mako, que foi doado para um abrigo de sem tetos da região.

O tubarão

O mako é considerado o tubarão mais rápido e em curtas distâncias pode chegar aos 88 km/h, ficando atrás dos peixes de bico.

A espécie também é conhecida como tubarão-mako-cavala ou anequim e pode chegar a 4,3 metros e pesar 580 kg . Ela é encontrada em mares tropicais e temperados.

O seu estado de conservação é vulnerável por causa da poluição, das mudanças climáticas e, principalmente, da pesca predatória.