Como escolher o tamanho da isca artificial

Dicas para você selecionar o mais indicado para a sua pescaria

Por Alex Koike

Uma das questões que mais geram dúvidas é sobre o tamanho da isca artificial que deve ser usado na pescaria.

Existem várias teorias em relação ao tamanho, como a de usar iscas grandes para peixes grandes. Porém, a mais usada por nossos editores é a de se basear na oferta dos forrageiros em cada região e época.

Pepe Mélega sempre leva na sua caixa, artificiais que variam de 5 a 14 cm. Mas dependendo das experiências que teve em derterminados locais, restringe essas opções.

Um exemplo é para os tucunarés-açus na Amazônia, em que a maioria das iscas mede de 11 a 17 cm. Já para os tucunarés no Centro-Oeste prefere plugs de 7 a 11 cm, e de 5 a 10 cm para robalos no mangue.

Ainda pensando na ideia de simular a oferta de alimento, Tuba, lembra que algumas espécies como os atuns gostam normalmente de iscas bem pequenas proporcionalmente.

Outros como os dourados no mar já gostam de iscas grandes e barulhentas, tudo depende da época e do peixe alvo, tamanho da isca não é necessariamente proporcional ao tamanho do peixe, lembrem-se que um “elefante come até amendoins”.

E a cor da água, ela influencia?

Além da visão, os peixes se orientam pelo barulho e vibrações, que são captados por orgãos sensoriais e o ajudam a localizar os alimentos e os predadores. Vale lembrar que o som se propaga quatro vezes mais rápido na água do que pelo ar.

Nos casos de águas mais turvas, utilize iscas maiores, que façam mais bagunça na superfície ou desloquem mais água quando nadam, preferencialmente em conjunto com o ratlling (chocalho).

Quanto mais limpa for a água, melhor é a visão do peixe e assim ele se torna mais desconfiado. Nessa situação, uma isca menor, trabalhada de forma mais rápida, tende a ter bons resultados.

Para escolher o tamanho da isca artificial leve em consideração a oferta de alimento e a transparência da água