Três iscas para tilápia que você deve experimentar

Conheça modelos diferentes de artificiais que prometem boas fisgadas da superfície ao fundo

Por Alex Koike

A temporada de pesca da espécie começou, junto com o aquecimento das águas. Pensando nisso, selecionamos três iscas para a tilápia são certeza de boas fisgadas.

As artificiais são novidades, diferentes, mas com excelentes resultados entre os tilapeiros. Confira:

Entre as iscas para tilápia está a Micro Tappy (no alto do lado esquerdo), o micro rubber (direita) e a metal vibration (embaixo)

Micro Tappy

Essa é uma pequena isca em tamanho, mas que proporciona grandes resultados.

A Micro Tappy é uma wakebait de 5.4 cm e 4.8 g fabricada pela japonesa Jackall. Ela é uma excelente opção para os iniciantes, pois basta recolher que ela já está trabalhando.

Apesar da barbela é uma isca de superfície. A cauda flutuante, a lâmina na parte inferior e a garateia ornada com penas e cerdas de borracha criam um movimento vivo e natural, que a tilápia adora.

Mesmo tendo um corpo pequeno, a artificial cria um bom distúrbio na superfície e atrai os peixes de longe, proporcionando ataques de inimagináveis.

Mas cuidado! Com todos esses atributos, a Micro tappy também tem capacidade de atrair predadores de porte maior como as traíras.

Micro rubber

Famosos na pesca do black bass, especialmente pelo apelido Han han, essa é outra isca que possui um movimento muito natural e bastante vivo.

O Han han jig é uma criação do famoso pescador japonês Haruhiko Murakami e ganhou um destaque no Japão após ajudar muitos pescadores a conseguirem bons resultados em condições adversas.

Essa artificial é composta por uma pequena cabeça de jig – com peso de 0.9g a 3,5g – e cerdas de borracha, ou seja, mesmo com um trailer, ela afunda lento, ideal para o trabalho com toques na meia água.

O trabalho requer atenção especial. Após o arremesso, espere até a isca atingir a profundidade desejada e então trabalhe dando toquinhos de ponta de vara sutis e constantes.

Para aumentar a ação dessa isca, use trailers pequenos, como criaturas, minhocas ou grubs de 2 a 3.5 polegadas.

Metal Vibration

É conhecida em alguns locais como ferrinho e imita um peixinho que ao ser recolhido cria uma intensa vibração.

No mercado existem modelos grandes para a pesca em água salgada, mas, para as tilápias, o ideal são os de até 10g.

Um excelente modelo é o Jigpara Blade da Major Craft, que tem o formato de um lambarizinho ou guaru.

O pescador pode empregar dois tipos de trabalho, sendo o mais simples o recolhimento lento. Já a segunda maneira é a de pindocar.

Equipamentos

Por serem iscas leves, o ideal é usar um conjunto de molinete, pois facilita muito o arremesso e diminui consideravelmente as chances de cabeleira.

As varas deve medir entre 6´ e 6´6″ e indicadas para linhas de 10 ou 12 lb.

Já os molinetes de tamanho 2000, devem comportar cerca de 100 m de linha de fluorcarbono de 4 a 6 lb ou multifilamento 4X por volta de 20 lb e líder de 10 lb.

Com o equipamento leve e equilibrado a pescaria da tilápia fica bastante divertida