Após 16 anos, Torneio de Pesca da Amazônia (TOPAM) será realizado novamente de 24 a 28 de maio, no Pará
Uma das grandes novidades divulgadas durante a 15ª edição do Pesca & Companhia Trade Show foi o retorno do tradicional Torneio de Pesca da Amazônia, o TOPAM. Após 16 anos, o campeonato tem data marcada para voltar a ser realizado em sua 12ª edição e agitar as águas do lago da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. De 24 a 28 de maio pescadores vão se reunir no município que fica a cerca de 480 km de Belém.
O torneio será focado no tucunaré, um peixe de água doce e em abundância na região. As inscrições seguem abertas no site do campeonato. A realização é do Instituto Centro de Apoio Humanitário da Amazônia (ICAHAM) com apoio do Governo Estadual do Pará e a Prefeitura de Tucuruí.
Elza Queiroz, do ICAHAM e representante do campeonato na maior feira do segmento da pesca esportiva na América Latina, avaliou com otimismo a volta do torneio para a região.
“O TOPAM foi o primeiro torneio de pesca esportiva no Brasil que projetou o segmento e a prática do pesque e solte. Ficamos um grande tempo parados, e voltamos com tudo! Por isso viemos divulgar o evento no Pesca & Companhia Trade Show”, avalia.
Veja também:
Homem pesca bagre de 12kg no Rio Tietê, em São Paulo
9ª edição da Pesca Internacional ao Tucunaré reúne 250 times no Paraná
Segundo Elza, o torneio foi um dos pioneiros no país a introduzir a prática do pesque e solte, que torna o esporte muito mais sustentável e adequado ao meio ambiente.
“Hoje nós temos como grande desafio conquistar e lutar por políticas públicas para que nós pescadores e organizadores nos unamos para garantir a sustentabilidade da pesca esportiva no país. Por isso, convidamos todos a participarem tanto presencialmente, como virtualmente. Venham pescar no TOPAM!”, finaliza.
Confira a entrevista completa de Elza Queiroz, do TOPAM, durante a 15ª edição do Pesca & Companhia Trade Show:
Sobre o TOPAM
O TOPAM foi realizado durante 11 anos, de setembro de 1996 a julho de 2006, divulga o Estado do Pará como grande potencial pesqueiro e de turismo.
Incrementa a economia com produtos e serviços que abrangem hoteis, restaurantes, bares, lojas de pesca, artesanatos, alugueis de equipamentos e barcos de pesca, mão de obra de guias, fiscais e piloteiros, postos de combustíveis, transportes e outros, gerando emprego e renda também para a população da sua região.
Acompanhe a Revista Pesca & Companhia nas redes sociais!