Cidade mineira soltou 15 mil peixes jovens no Rio São Francisco
A cidade mineira de Piumhi promoveu, no último dia 11, a soltura de 15 alevinos no Rio São Francisco. A ação da prefeitura serve para manter a região rica em peixes. O local é conhecido como forte para a pesca.
A prefeitura também quer atenuar possíveis impactos da natureza no Rio São Francisco. As espécies escolhidas são matrinxã e curimbatã. Em outros momento, haverá a soltura também de jovens peixes das espécies dourado, surubim e piapara. A cidade fica na região de Varginha e a 265 km de Belo Horizonte, com cerca de 40 mil habitantes.
De acordo com as autoridades, esta é a terceira etapa de um projeto para fomentar o turismo pesqueiro. As ações começaram em dezembro e contam com apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).
Leia também:
Pescador brasileiro conquista recorde mundial após capturar pirarara de mais de 70kg
Pai e filho pescadores ganham homenagem por fisgar peixe ameaçado de extinção
No Trade Show, TOPAM anuncia retorno e aposta na pesca sustentável como um dos seus pilares
A prefeitura lançou ainda a rota de pesca esportiva no Rio São Francisco. Uma das medidas será fomentar a indústria do turismo pesqueiro, como hotéis e restaurantes.
“Com a participação destes proprietários e empresários os turistas poderão ter acesso aos rios com seus veículos e barcos, ou se preferirem, hospedar-se nos locais onde os proprietários já realizam esses passeios”, destacou Thiago Santos, secretário municipal de Turismo, Cultura e Esportes.
Acompanhe a Revista Pesca & Companhia nas redes sociais!