Santa Catarina se prepara para temporada de pesca de tainha

Peixe só pode se pescado entre maio e julho

Os pescadores de Santa Catarina, principalmente os do Sul do estado, já estão preparados para a temporada da pesca da tainha, que vai de maio até julho. Ao longo do trimestre, os profissionais esperam capturar entre 160 e 200 toneladas do peixe.  

Leia também:

Pescador brasileiro conquista recorde mundial após capturar pirarara de mais de 70kg

Pai e filho pescadores ganham homenagem por fisgar peixe ameaçado de extinção

No Trade Show, TOPAM anuncia retorno e aposta na pesca sustentável como um dos seus pilares

Em algumas regiões do estado, por exemplo, várias famílias dependem da pesca e conseguem ganhar mais nesta época do ano. Presidente da colônia Z-33, na cidade de Balneário Rincão, Rogério Feliciano Cardoso explica que a expectativa está mais alta por conta de uma decepção em 2022. 

“Para os pescadores tudo conta até o último minuto do segundo tempo. A pesca é igual a lavoura, que tem um ano bom e outro ruim. No ano passado foi ruim e neste ano temos esperança de boa safra”, contou ao site  Engeplus.

No ano passado, foram pescados 70 kg de tainha, contra  160 de 2021. Vários elementos colaboram para uma melhor ou pior pesca, como o clima e a qualidade dos equipamentos. 

“Tudo influencia, o clima está marcando ventania, o que não é bom. Se isso acontecer vai atrapalhar a pesca. Mas este amp acreditamos em uma pesca boa, e se for assim pode chegar a 200 toneladas. A tainha é o carro chefe.”, acrescenta Cardoso. 

Tainha é o nome dado a vários peixes da família dos mugilídeos. É um peixe extremamente comum, e em todo o mundo.  Porém, também existem espécies de água doce. A tainha está muito presente na alimentação humana e sua pesca não é difícil.