Amapá fomenta prática da pesca esportiva no feriado do Dia do Trabalhador

Macapá teve feriado de pescaria

Em Macapá (AP), pescadores e famílias locais tiveram dia de muita pescaria no lago da Praça Floriano Peixoto

O feriado foi de muita pescaria no município de Macapá, no estado do Amapá. No feriado de 1⁰ de maio (Dia do Trabalhador) a pescaria na praça é quase um compromisso obrigatório para os moradores que se reúnem com familiares e amigos para pescar, conversar, rever velhos conhecidos e se entreter com as atividades que envolvem o evento.

E foi assim, nesse clima leve e sob uma chuva fina, que milhares de pessoas, munidas de linha, anzol e isca de pesca, espalharam-se ao redor do lago da Praça Floriano Peixoto, à espera de pegar um belo peixe.

“A sensação de pescar é muito boa. Dá uma adrenalina quando a gente tira o peixe da água. Indescritível o que a gente sente”, disse o moveleiro Aldo Rayol, que trouxe o sobrinho, Thiago Christiam, para acompanhá-lo na pescaria.

“Sou praticante de pesca esportiva e eu sempre levo o Thiaguinho comigo. Ele gosta muito de pescar”, complementou.

VEJA TAMBÉM:

Paraná estuda linha de crédito para fomentar a indústria da pesca

Pescador brasileiro conquista recorde mundial após capturar pirarara de mais de 70kg

Sema forma Agentes Ambientais Voluntários para monitorar acordos de pesca no Rio Negro (AM)

O arqueólogo Luis Eduardo Oleiro veio com amigos e trouxe o seu filho, Bernardo Ten Caten, de 8 anos. Luis Eduardo contou, orgulhoso, que seu filho pescou o primeiro peixe do dia.

Foto: Mary Paes | PMM

“A pescaria foi liberada oficialmente às 6h30, e às 6h31 o Bernardo puxou o primeiro peixe “. Bernardo estava eufórico, num misto de alegria e ansiedade, abriu a caixa de isopor e tirou o peixe para mostrar.

“Ano passado eu vim com meu pai e peguei uma pirapitinga e hoje eu peguei esse tambaqui. Quando eu consigo pegar um peixe, me sinto muito feliz”, disse o menino, todo contente.

Contente também estava a autônoma Gleiciane Costa, de 30 anos, moradora do bairro Infraero, Zona Norte de Macapa. Ela contou que veio para a pescaria com o seu esposo Diego Guilhermino, pescar e comemorar de uma forma diferente o aniversário de 6 anos de casamento deles.

O casal acordou às 4h da manhã para chegar bem cedo na praça, mas por conta da chuva, chegaram na abertura.

“Este é mais um momento que vai ficar na memória da nossa relação. Hoje completamos 6 anos de casados e viemos pescar juntos. Quem pesca unido permanece unido”, comentou, parafraseando um dito popular.

O marido, Diego, disse que a comemoração de aniversário seria com peixe assado na brasa, junto dos 4 filhos do casal que ficaram com parentes, na casa deles.

Para esta ação, na Praça Floriano Peixoto, a Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) apoiou na aquisição, transporte e soltura de 2 toneladas de peixes, e na parte técnica, realizou o tratamento da água do lago durante mais de uma semana com intuito de manter os animais saudáveis para o consumo.

Informações: Prefeitura de Macapá (AP)

Acompanhe a Revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube