Tocantins terá nova fazenda de tilápias com produção de 300 toneladas por ano

Tilápias serão produzidas na nova fazenda

Tanques-rede vão produzir tilápias e gerar novos empregos na região de Lajeado, próxima a Palmas (TO)

O lago formado pela represa da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, em Lajeado (TO), vai ganhar mais uma fazenda de tilápias. O Ministério da Pesca e Aquicultura autorizou a montagem dos tanques-rede, com capacidade de produção de 300 toneladas por ano, além da ageração de novos empregos no segmento.

A seção de águas da União vale por 20 anos. No momento, existem 426 fazendas de peixes desse modelo em operação no país. Elas produzem 576 mil toneladas, sendo que 99% da produção é composta por tilápias. São Paulo é o estado que lidera o número de projetos implantados, com 122 fazendas, seguido pelo Paraná, com 89, e Goiás, com 57.

VEJA TAMBÉM:

Paraná estuda linha de crédito para fomentar a indústria da pesca

Pescador brasileiro conquista recorde mundial após capturar pirarara de mais de 70kg

Sema forma Agentes Ambientais Voluntários para monitorar acordos de pesca no Rio Negro (AM)

O Brasil é um país que se destaca na exportação de peixes de cultivo, especialmente tilápias. No último ano, o país obteve uma receita de US$ 23,4 milhões com a venda desses peixes para o exterior.

O principal mercado é representado pelos Estados Unidos, que adquirem 81% da produção de peixes cultivados pelos fazendeiros brasileiros, seguidos por Canadá e Taiwan.

A Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães fica no rio Tocantins, entre os municípios de Miracema do Tocantins e Lajeado. A instalação é a 54 quilômetros de Palmas. O lago se espalha pelo território do estado e abrange, além daqueles dois, a capital Palmas e mais os municípios de Porto Nacional, Brejinho de Nazaré e Ipueiras. Com potência instalada de 902,5 MW, possui seis unidades geradoras de energia.

Informações: Ministério da Pesca e Aquicultura

Acompanhe a Revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube