Governo do Amazonas realiza curso de condutor de pesca esportiva no município de Careiro Castanho

Curso de pesca esportiva no Amazonas

Curso é gratuito para condutores de pesca esportiva, guias, piloteiros, auxiliares e trabalhadores do turismo no município

Começaram na última segunda-feira (15) as aulas do curso de condutor de pesca esportiva no município de Careiro (distante 88 quilômetros de Manaus), para guias, piloteiros, auxiliares e demais profissionais que já trabalham no ramo, com aulas teóricas, histórias sobre a atividade e aulas práticas. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), com o apoio da Prefeitura Municipal do Careiro Castanho.

Os cursos estão sendo ministrados pelo engenheiro de pesca, Diego Morgado; e o técnico agrícola, Fabiano Reis, da Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura da Sepror.

As aulas estão sendo realizadas no Lago do Tracajá e serão encerradas no próximo sábado (20), com duas turmas de aproximadamente 30 pessoas. O curso é oriundo de um acordo de Cooperação Técnica do Governo do Estado, entre a Sepror e AmazonasTur, com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Semtuc) do município.

Durante o curso de formação de Guias de Pesca Esportiva, os alunos recebem explicações gerais sobre a atividade, incluindo informações sobre legislação, importância para o desenvolvimento comunitário, aspectos biológicos dos peixes, utensílios e tipos de arremessos utilizados na prática do esporte, assim como orientações sobre segurança e posicionamento durante a navegação, além de boas práticas no manuseio do peixe capturado.

VEJA TAMBÉM:

Paraná estuda linha de crédito para fomentar a indústria da pesca

Pescador brasileiro conquista recorde mundial após capturar pirarara de mais de 70kg

Sema forma Agentes Ambientais Voluntários para monitorar acordos de pesca no Rio Negro (AM)

Nas aulas práticas, os guias de pesca esportiva em formação, estão recebendo orientações sobre o monitoramento do diário de bordo, a arte do atado e o correto posicionamento da embarcação.

“É preciso investir em infraestrutura e, principalmente, em recursos humanos para atender os turistas de pesca esportiva e turismo ecológico. É assim, com investimentos na formação de pessoas no ecoturismo que iremos ampliar o número de turistas no Amazonas”, disse o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães.

O curso é inédito no Amazonas e foi criado devido à importância que essa atividade possui em toda a região, que recebe mais de 30 mil turistas por ano para a prática do pesque e solte, de todo o Brasil e de todo o mundo, fomentando a economia do estado em 500 milhões de reais, aproximadamente, tanto de forma direta, quanto de forma indireta.

Cada participante receberá o certificado de conclusão referente a 20 horas de capacitação no curso de Condutor de Pesca Esportiva.

Informações: Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror)

Acompanhe a Revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube