No Amazonas, campanha Pescador e Pescadora Legal inicia força-tarefa para legalizar a pesca

Amazonas recebe campanha Pescador e Pescadora Legal

Estado do Amazonas tem grande número de pedidos de registro da atividade represados e foi o primeiro a receber a campanha que vai percorrer todo o país

No lançamento da campanha Pescador e Pescadora Legal no Amazonas, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, participou nesta quinta-feira (25) da força-tarefa montada na cidade de Manacapuru, a 84 quilômetros de Manaus, para expedir o Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) para pescadores e pescadoras da região. 

O RGP é o documento essencial do pescador. Com ele, os homens e mulheres das águas podem exercer a profissão legalmente e acessar benefícios sociais como o seguro defeso, pago durante o período de acasalamento dos peixes, em que a pescaria é proibida.

No passado, houve milhares de fraudes na concessão do RGP, concedidos irregularmente a não-pescadores. Essa é uma das causas pelas quais o sistema está repleto de pedidos não processados – são mais de 190 mil em todo o Brasil. 

Agora, o governo está recadastrando e concedendo a carteira a quem tinha feito a inscrição mas ainda esperava pela expedição. Para isso, para evitar fraudes, está fazendo o registro com apoio das associações, sindicatos e colônias de pescadores. 

VEJA TAMBÉM:

Paraná estuda linha de crédito para fomentar a indústria da pesca

Pescador brasileiro conquista recorde mundial após capturar pirarara de mais de 70kg

Sema forma Agentes Ambientais Voluntários para monitorar acordos de pesca no Rio Negro (AM)

Os atendimentos no Amazonas começaram na segunda-feira. Só no primeiro dia de esforço concentrado em Iranduba e Manacapuru, o MPA legalizou o RGP de 527 pescadores e pescadoras das cidades e arredores. Os registros foram executados pela equipe do MPA, com o apoio das superintendências federais da Pesca e Aquicultura; da Agricultura e do Instituto do Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (IDAM). 

O local foi o primeiro a receber a campanha que vai percorrer todo o país em busca de regularizar o máximo de pescadores possível.

Informações: Ministério da Pesca e Aquicultura

Acompanhe a Revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube