No STF, PGE garante proibição da pesca de arrasto no Rio Grande do Sul

Norma proíbe pesca mediante a utilização de rede de arrasto tracionada por embarcação motorizada na costa do Rio Grande do Sul

O Supremo Tribunal Federal (STF) deu vitória ao Estado em julgamento virtual, encerrado no final de junho, que analisava a constitucionalidade da lei estadual que proíbe a pesca com rede de arrasto no Rio Grande do Sul. Por 9 votos a 1, os ministros rejeitaram Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que buscava a nulidade de dispositivos da norma gaúcha.

A maioria dos ministros acolheu os argumentos da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que demonstraram a competência do Estado para legislar sobre pesca e proteção do meio ambiente e que os artigos da lei que eram contestados constituem importante medida para o desenvolvimento sustentável da pesca no Rio Grande do Sul. 

A norma proíbe pesca mediante a utilização de rede de arrasto tracionada por embarcação motorizada na costa do RS, incluindo as 12 milhas náuticas da faixa marítima. O Supremo reconheceu a compatibilidade da lei estadual com as normas gerais estabelecidas pela Lei 11.959/2009, que vedam qualquer modalidade de pesca predatória no território marítimo brasileiro.

VEJA TAMBÉM:

Após 8 meses parado por lesão, Guilherme Arana, do Atlético-MG, conta como pesca esportiva ajudou na sua recuperação

Equipe de pesca esportiva do Rio de Janeiro quebra recorde nacional ao capturar atum de 160 kg

Pescador russo surpreende nas redes sociais ao mostrar criaturas marinhas raras

Apesar do voto contrário do relator, ministro Nunes Marques, a maioria dos magistrados acompanhou a presidente do STF, ministra Rosa Weber, que votou pela “plena validade jurídico-constitucional” dos  dispositivos da lei gaúcha que a ADI buscava anular (parágrafo único do art. 1º e da alínea “e” do inciso VI do art. 30). 

“A PGE acompanha a ação desde o seu ajuizamento, em 2019, com diversas manifestações nos autos, audiências com ministros e sustentação oral. Hoje, encerramos com essa ampla vitória no Supremo”, destacou o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa.

Debate jurídico ocorria desde 2019

A contestação da Lei 15.223, aprovada pela Assembleia Legislativa do RS em 2018, teve início no ano seguinte, quando partido político ajuizou ADI no STF sustentando que a norma estadual teria invadido a competência do Congresso Nacional para legislar sobre bem da União.

O pedido liminar foi rejeitado pelo então relator, ministro Celso de Mello. No entanto, em dezembro de 2020, em revisão da decisão, o ministro Nunes Marques concedeu medida cautelar, liberando a atividade até o julgamento do mérito da ADI pelo plenário do STF.

Em janeiro de 2021, a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (SAP/Mapa) interrompeu a autorização para a prática, que foi retomada em março de 2022, com a publicação de novas portarias do órgão (nº 115/2021 e nº 634/2022). A pesca de arrasto foi novamente suspensa no Estado por meio de liminar obtida pela PGE na Justiça Federal, em abril de 2022. Após recurso da União, a decisão foi mantida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Agora, com o julgamento da ADI no STF, a Lei Estadual nº 15.223/2018 volta a ter plena eficácia, proibindo a prática em território gaúcho.

Informações: Ascom PGE

Acompanhe a Revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube