Pesca da piracatinga está proibida em todo o território nacional

piracatinga

Proibição da pesca da piracatinga expiraria em julho, mas Governo Federal a prorrogou para evitar a extinção do boto cor-de-rosa

Para proteger o boto cor-de-rosa, que está em risco de extinção, a pesca, armazenagem e comercialização da espécie Calophysus macropterus, conhecida popularmente como piracatinga, passou a ser proibida em todo o território nacional a partir da última segunda-feira (3). Esse peixe também é chamado por outros nomes, como pintadinha, urubu d´água ou douradinha.

A proibição foi formalizada pela portaria conjunta dos ministérios da Pesca e Aquicultura e do Meio Ambiente e Mudança do Clima nº 4/2023, publicada na última segunda-feira (3) no Diário Oficial da União.

A medida, segundo o texto, poderá ser reavaliada em até três anos com base em dados científicos que demonstrem a sustentabilidade da atividade pesqueira. Na ausência ou insuficiência desses dados, será aplicado o princípio da precaução e a proibição será mantida.

VEJA TAMBÉM:

Após 8 meses parado por lesão, Guilherme Arana, do Atlético-MG, conta como pesca esportiva ajudou na sua recuperação

Equipe de pesca esportiva do Rio de Janeiro quebra recorde nacional ao capturar atum de 160 kg

Pescador russo surpreende nas redes sociais ao mostrar criaturas marinhas raras

A piracatinga é abundante na bacia amazônica. A técnica de pesca mais difundida, porém, usa carne de boto como isca. Desta forma, quanto mais pescada, mais o boto cor-de-rosa é abatido. A portaria conjunta do MPA e do MMA só permite a captura da piracatinga em duas hipóteses: para fins de pesquisa ou para a chamada pesca de subsistência, em que o pescador é autorizado a levar até 5kg do pescado.

Boto

Apesar de exercerem um papel cultural, espiritual e até econômico na Amazônia, dado que são atrações turísticas nos rios da região, os botos desempenham um papel importante para a manutenção do bioma.

Têm um papel crucial na avaliação da saúde dos ecossistemas de água doce. Como verdadeiros indicadores ambientais, sua presença e abundância refletem diretamente a qualidade da água, a disponibilidade de alimento e a integridade dos habitats aquáticos. Monitorar a população desses cetáceos pode fornecer valiosas informações sobre a saúde geral do bioma amazônico.

Esses mamíferos aquáticos ocupam uma posição de destaque na cadeia alimentar dos rios amazônicos, atuando como espécies-chave. Como são predadores de topo, desempenham um papel fundamental no controle das populações de peixes e outros animais aquáticos. Além disso, são presas para outros predadores, como jacarés e onças, contribuindo para a manutenção do equilíbrio do ecossistema.

O comportamento de “várzea jardinagem” dos botos-cor-de-rosa também é notável. Ao se movimentarem ao longo dos rios, eles ajudam na dispersão de sementes de plantas aquáticas, desempenhando um importante papel na polinização e reprodução dessas espécies vegetais.

Esse processo é essencial para a manutenção da diversidade e estabilidade do bioma amazônico, uma vez que as plantas aquáticas desempenham funções vitais na absorção de nutrientes, na produção de oxigênio e no abrigo de diversas formas de vida.

Informações: Ministério da Pesca e Aquicultura

Acompanhe a Revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube