Ações do Instituto de Pesca para a valorização da qualidade do pescado visam o desenvolvimento sustentável na produção

Instituto

Projeto do Instituto “Qualidade do pescado e produtos derivados: aspectos de regulação e mercado” estuda parâmetros de qualidade do pescado

O Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, desenvolve projeto no litoral paulista visando ao estabelecimento de regras para a garantia da qualidade do pescado artesanal e de incentivo e valorização ao setor produtivo do pescado de pequena escala.

Segundo a pesquisadora da Unidade Laboratorial de Referência em Tecnologia do Pescado do IP, Erika Fabiane Furlan, apesar da relevância da cadeia produtiva do pescado paulista, grande parte é representada por estabelecimentos de pequeno porte.

“Em muitos casos, com estruturas precárias e que precisam de adequações para receberem uma certificação sanitária ou se desenvolverem de forma sustentável ou, ainda, para atingirem todo o seu potencial na produção de alimento de qualidade e de geração de empregos, reduzindo, assim, a informalidade das atividades pós-colheita”, explicou Erika.

Ações

O projeto do Instituto de Pesca “Qualidade do pescado e produtos derivados: aspectos de regulação e mercado” é orientado no estudo de parâmetros de qualidade e identidade do pescado e produtos derivados de interesse no mercado nacional. A proposta visa colaborar no desenvolvimento de regras, promover melhorias no sistema de fiscalização, orientação aos laboratórios de ensaio, com vistas a garantir a segurança no consumo e a isonomia no comércio.

Segundo a pesquisadora, devido à gama de fatores intrínsecos e extrínsecos que afetam a qualidade do pescado, há necessidade de harmonização das regulações tanto para o mercado mundial como para o interno e de estabelecimento de um panorama competitivo mais salutar ao desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do pescado brasileiro.

A equipe da Unidade Laboratorial de Referência em Tecnologia do Pescado do IP também atua no Grupo Técnico de Trabalho Pescado Artesanal, junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo discutindo regramentos orientados para estabelecimentos de pequeno porte e unidades de beneficiamento familiar que podem colaborar no desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do pescado ligada à pesca e aquicultura.

Érika Furlan cita o processamento e aproveitamento integral do peixe na gastronomia como papel importante na valoração do pescado e de promoção da pesca sustentável e equitativa.

“A pesca de pequena escala, se adequadamente valorizada, pode contribuir no desenvolvimento local e regional, já que é praticada por pescadores e pescadoras artesanais e o produto de sua captura é destinado, em grande parcela, ao consumo humano local e regional, tendo grande importância socioeconômica, por meio de estabelecimento de emprego e renda às diversas comunidades caiçaras e ribeirinhas, bem como, aquelas que vivem nas proximidades de reservatórios”, explicou.

VEJA TAMBÉM:

Após 8 meses parado por lesão, Guilherme Arana, do Atlético-MG, conta como pesca esportiva ajudou na sua recuperação

Equipe de pesca esportiva do Rio de Janeiro quebra recorde nacional ao capturar atum de 160 kg

Pescador russo surpreende nas redes sociais ao mostrar criaturas marinhas raras

Importância

A pesca exerce função primária para a segurança alimentar e a aquicultura tem papel fundamental para garantir a oferta de pescado. Com a estagnação da pesca mundial na última década, a aquicultura ganhou espaço e se destaca como setor de produção de alimentos, tendo um papel fundamental para garantir a oferta de pescado diante da crescente demanda deste produto alimentício. Os países asiáticos e muitos dos países europeus são grandes consumidores de pescado.

A aquicultura é o setor de produção de alimentos que mais cresce no mundo e, em 2020, o Brasil se consolidou como o quarto maior produtor de tilápia, em termos globais. São Paulo encontra-se em destaque como o segundo Estado com a maior produção de peixes do país, tendo respondido por cerca de 10% do total de espécies cultivadas no país em 2019.

Há significativo espaço para o incremento da produção do pescado paulista, tanto para abastecer o mercado interno, quanto externo. O Estado também possui uma atividade pesqueira importante, tipicamente artesanal, e mesmo nos municípios de Santos, Guarujá, Ubatuba e Cananéia onde há frotas industriais, a pesca artesanal possui relevância.

Além disso, há todo o contingente da pesca continental, praticada em águas interiores, como rios e represas. Esta pescaria é 100% artesanal e está profundamente implicada na segurança alimentar e sustento de ribeirinhos

No Brasil, há diferentes realidades de consumo nos distintos Estados da federação e um grande potencial de crescimento, não apenas como mercado consumidor mais também produtor de pescado. Algumas regiões do país, já tem a aquicultura estabelecida, até mesmo como principal negócio local, entretanto, os aquicultores vêm enfrentando alguns percalços com as novas regulações, necessidades de atendimento aos diferentes mercados e normas, altas taxas de impostos, baixa diversidade de produtos nacionais com mercado estabelecido, frequentes casos de fraudes no setor e oferta de produtos com qualidade duvidosa, seja pela falta de rastreabilidade, como pelas dificuldades no atendimento aos regulamentos e de manutenção da cadeia do frio.

Coletivo Ubá

Criado e formado por pesquisadores do IP, de empresas privadas-Lex experts, da Unesp, e de outras entidades, o “Coletivo Ubá” (nome dado em referência a “canoa feita de um único tronco”) vem para transformar a realidade da pesca artesanal brasileira, por meio do pescado como alimento.

Neste sentido, o trabalho do Coletivo tem discutido a importância do serviço de inspeção nos municípios do litoral paulista, vem capacitando técnicos, atuando junto às comunidades de pescadores e estudando a cadeia produtiva do pescado artesanal de forma a subsidiar regramentos e que se avizinhem da realidade do setor.

“É importante deixar claro que a missão do Coletivo não é a certificação sanitária, mas valorizar e promover a qualidade do pescado artesanal e toda a sua riqueza nutricional, cultural e gastronômica, como ferramenta de transformação social, ou seja, visando beneficiar quem vive da pesca artesanal. Entendemos que a valorização do pescado pode trazer dignidade, renda e visibilidade para quem pesca, contribuindo para segurança alimentar e nutricional. Promovemos alguns workshops durante a pandemia e um deles direcionado ao Litoral Centro Sul atraiu a participação de representantes do país inteiro, mostrando a importância do tema”, explica a pesquisadora Erika.

Informações: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Acompanhe a Revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube