Amazonas promove cursos de condutor de guias de pesca esportiva em Maués

pesca

Objetivo é agregar conhecimento aos condutores para ajudá-los no melhor tratamento com turismo de pesca esportiva que cresce a cada ano no município

Para incentivar o ecoturismo e desenvolver a atividade da pesca esportiva em Maués (a 276 quilômetros de Manaus), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur), profissionalizou, 23 pessoas no curso de condutor de guias de pesca esportiva no município. A capacitação iniciou na quarta-feira (12/07) e encerrou, nesta sexta-feira (14/07).

Com carga horária total de 20h, o treinamento contou com um público de 23 pessoas, entre pescadores, comunitários, donos de hotéis e técnicos da região. O objetivo é agregar conhecimento aos condutores para ajudá-los no melhor tratamento com turismo de pesca esportiva que cresce a cada ano no município.

De acordo com o técnico agrícola da Sepror, Fabiano Reis, o curso tem como objetivo agregar conhecimento aos condutores da região, também proporcionar uma opção de renda para as famílias das comunidades locais.

“Muitos guias já atuam nessa atividade, e após a qualificação, vai agregar conhecimento sobre a legislação, a importância, aspectos biológicos. Dentro desse assunto vamos mostrar que existem 16 espécies de tucunaré, sendo que 6 existem na região, apetrechos e equipamentos, tipos de arremessos, posicionamento da embarcação, e boas práticas e segurança”, afirma Fabiano.

VEJA TAMBÉM:

Após 8 meses parado por lesão, Guilherme Arana, do Atlético-MG, conta como pesca esportiva ajudou na sua recuperação

Equipe de pesca esportiva do Rio de Janeiro quebra recorde nacional ao capturar atum de 160 kg

Pescador russo surpreende nas redes sociais ao mostrar criaturas marinhas raras

A realização do curso de condutor de pesca esportiva faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), entre a Sepror e a AmazonasTur. A capacitação também teve o apoio da Prefeitura de Maués, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).

Além disso, para garantir que os participantes do curso de condutor de pesca esportiva obtiveram conhecimentos nas aulas teóricas e práticas, eles receberam certificado após a conclusão das atividades.

Municípios contemplados

Outros municípios que ocorreram a capacitação foram: Careiro Castanho, Rio Preto da Eva, Novo Aripuanã e Maués, profissionalizando mais de 100 pessoas no total.

Informações: Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror)

Acompanhe a Revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube