São Paulo e Paraná selam parceria para fomentar turismo na região de Angra Doce

São

Usina Hidrelétrica de Chavantes possui cenário favorável para prática de esportes, como a pesca esportiva, e Turismo Náutico

Os estados de São Paulo e do Paraná, por meio dos secretários de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto Lucena, e de Turismo do Paraná, Marcio Nunes, assinaram, nesta quarta-feira (26), um protocolo de intenções para o fomento e promoção da Área Especial de Interesse Turístico Angra Doce, no Resort Tayayá, em Ribeirão Claro, no Paraná.

A Área Especial, denominada Angra Doce, fica no conjunto formado pelo reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes e seu entorno, abrangendo 15 municípios no total, onde dez estão em São Paulo e cinco no Paraná, sendo Chavantes, Ourinhos, Canitar, Ipaussu, Timburi, Piraju, Fartura, Bernardino de Campos, Itaporanga e Barão de Antonina (SP) e em Ribeirão Claro, Carlópolis, Siqueira Campos, Jacarezinho e Salto do Itararé (PR).

O documento prevê a cooperação para o desenvolvimento turístico da região, visando a melhoria da qualidade na prestação dos serviços públicos para aumentar o fluxo turístico interestadual, proporcionando crescimento econômico e geração de empregos.

Em março deste ano, foi assinado um protocolo de intenções entre os secretários, Roberto de Lucena (SP) e Marcio Nunes (PR), onde, segundo o documento, ambos os estados se comprometem a trabalhar em conjunto com trocas de informações técnicas ligadas ao turismo, infraestrutura, meio ambiente, logística e transporte da região. E ainda serão realizadas reuniões periódicas para acompanhamento e implementação das ações propostas.

“As medidas de curto, médio e longo prazo que adotaremos farão com que tenhamos aqui, com toda certeza, um dos destinos turísticos mais desejados do Brasil. Para quem não conhece Angra Doce, trata-se de um paraíso, uma região maravilhosa que integra meio ambiente, sustentabilidade e atrativos turísticos extraordinários e que em pouco tempo será reconhecida por todo o país”, afirmou o secretário, Roberto Lucena.

VEJA TAMBÉM:

Após 8 meses parado por lesão, Guilherme Arana, do Atlético-MG, conta como pesca esportiva ajudou na sua recuperação

Equipe de pesca esportiva do Rio de Janeiro quebra recorde nacional ao capturar atum de 160 kg

Pescador russo surpreende nas redes sociais ao mostrar criaturas marinhas raras

Segundo o secretário do Paraná, o estado possui mil quilômetros de praias de água doce com cenários deslumbrantes. “A parceria com São Paulo em relação a Angra Doce reforça ainda mais esse potencial turístico, que deve ser explorado com vistas a atrair mais visitantes de ambos os estados e trazer desenvolvimento para a região”, ressaltou Marcio Nunes.

O encontro contou com a presença dos prefeitos que compõem os 15 municípios de Angra Doce, secretários, vereadores e deputados; e delineou outras ações integradas entre estados e municípios, como a estruturação de um Conselho Regional interestadual com a participação dos municípios e estados envolvidos, apoiado por um consórcio de direito público visando facilitar a estruturação da AIT Angra Doce; uma solicitação ao Ministério do Turismo para um plano de ordenamento territorial para o desenvolvimento sustentável do turismo na AIT; um mapeamento de atrativos, equipamentos e serviços turísticos já disponibilizados na região, visando a oferta e comercialização de produtos turísticos integrados SP/PR; e o estabelecimento conjunto de uma nova identidade turística para a AIT Angra Doce.

Represa de Chavantes

Angra Doce foi instituída como Área Especial de Interesse Turístico pela Lei Federal nº 13.921 de 4 de dezembro de 2019. De acordo com a legislação, tais áreas compreendem espaços territoriais com regimes preferenciais e diferenciados para tributos, comércio, crédito, investimentos e simplificação das exigências administrativas, visando o desenvolvimento do turismo, mediante a criação de ambiente favorável para investimentos e implantação de novos negócios.

No final de 2021 e em 2022 aconteceram cinco reuniões visando a construção de um pacto e a construção de uma governança representativa, que integrasse os municípios e as respectivas instâncias de governança das regiões turísticas Angra Doce Paulista e Norte Pioneiro.

A região é propícia à prática de esportes, como rafting, canoagem, trekking, asa delta, voo livre, paraglider, parapente, equitação, passeios náuticos e pesca esportiva. Além disso, também conta com cachoeiras, trilhas, praias artificiais e lugares históricos, como a ponte pênsil Alves de Lima, que foi destruída durante a Revolução Constitucionalista de 1932 e reconstruída quatro anos mais tarde.

Informações: Governo de São Paulo

Acompanhe a Revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube