Educação ambiental em São Gonçalo (RJ) valoriza trabalho de pescadores

Educação ambiental

“Dia do Peixe” na Escola Municipalizada Itaitindiba tem palestra e oficina

A Escola Estadual Municipalizada Itaitindiba recebeu, nesta quarta-feira (13), o evento “Dia do Peixe”, que marcou o encerramento da Semana do Pescado em São Gonçalo. A ação contou com apresentação do projeto Águas da Guanabara, oficina com resíduos sólidos recolhidos pelo projeto, palestra sobre prevenção ambiental e, para a culminância, um almoço com peixe.

Esta é uma das ações da parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, e a Federação dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro (FEPERJ), por meio do Projeto Águas da Guanabara. Estiveram presentes o vice-prefeito Sérgio Gevú, o secretário de Agricultura e Pesca, Carlos Afonso, o secretário de Educação, Maurício Nascimento, representantes do projeto Águas da Guanabara e da FEPERJ.

“Fico até emocionado em falar, pois esta foi a primeira escola onde estudei. Em julho, participei de um mutirão de limpeza da área de mangue da Praia das Pedrinhas, na Baía de Guanabara, uma iniciativa importantíssima realizada pelo Projeto Águas da Guanabara que beneficia as colônias de pescadores locais. Hoje, como parte da celebração da Semana do Pescado comemoramos o “Dia do Peixe”, uma atividade que visa, acima de tudo, integrar alunos e escolas e engajar todos para a construção da educação ambiental”, contou Carlos Afonso.   

A ideia foi trazer para os alunos o dia a dia dos pescadores, com uma aula sobre educação ambiental. O projeto acontece em três escolas municipais, trazendo para os alunos todo o cotidiano, com redes de pesca, peixes e passeios. A FEPERJ fez uma doação de 20 quilos de filé de pescada para complementar a merenda escolar neste dia, trazendo todo o universo da pesca para a escola.

“Este projeto é muito interessante e agrega muito conhecimento para os alunos. Ter uma aula sobre a pesca e depois ainda fazer uma refeição com o peixe, sem dúvidas, vai ficar marcado na memória dos nossos alunos. Um projeto lúdico que faz muito sentido, principalmente na Semana do Pescado. As merendeiras da unidade também entraram na brincadeira e prepararam um belo almoço”, contou o secretário de Educação, Maurício Nascimento.

VEJA TAMBÉM:

Após 8 meses parado por lesão, Guilherme Arana, do Atlético-MG, conta como pesca esportiva ajudou na sua recuperação

Equipe de pesca esportiva do Rio de Janeiro quebra recorde nacional ao capturar atum de 160 kg

Pescador russo surpreende nas redes sociais ao mostrar criaturas marinhas raras

O pescador aposentado Edenildo Marins Siqueira, morador do bairro Boavista, falou sobre a relevância das atividades realizadas durante a Semana do Pescado.

“Criei um filho através da pesca, durante 45 anos de profissão. Penso que estas iniciativas são essenciais para aumentar o consumo de peixes e dar visibilidade aos pescadores do município”, relatou. 

Informações: Prefeitura de São Gonçalo (RJ)

Acompanhe a Revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube