Caraguatatuba recolhe mais de 800 kg de resíduos durante ação de limpeza de rios e praias

Caraguatatuba

Ação faz parte de um movimento mundial, conhecido como World Clean Up Day, que une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou no último sábado (16) uma ação de limpeza de rios e praias, que resultou no recolhimento de aproximadamente 810 kg de resíduos.

A atividade contou com a participação de cerca de 240 pessoas, entre instituições e voluntários, que atuaram em cinco locais estratégicos do município. A iniciativa teve início às 9h e foi conduzida por servidores públicos, voluntários e diversos parceiros engajados na preservação do meio ambiente.

Essa ação faz parte de um movimento mundial, conhecido como World Clean Up Day, que une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta.

Em Caraguá, a iniciativa buscou conscientizar a população local e turistas sobre a importância de cuidar dos recursos naturais. Anualmente, a Prefeitura se envolve nesse movimento, mobilizando a cidade toda.

Foto: Divulgação/PMC

Neste ano, ação contou com a colaboração de diversas organizações, tais como o 85° Grupo Escoteiro do Mar Caraguatá, o Instituto Surfé, a Etec, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a Guarda Mirim Municipal, o Rotary Club de Caraguatatuba – Poiares, o Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg), em parceria com o CRECISP – Conselho Regional de Corretores Imobiliários do Estado de São Paulo, Grupo Destaque Fiat Caraguatatuba, Sabesp e voluntários como o Guardião das Costeiras, Giliard Ferreira.

Além desses, também estiveram engajados o vereador Cristian Bota, a Polícia Militar Ambiental, representantes da Marinha do Brasil, 65° Seção OAB e Marina Vai da Pesca.

Durante a ação, foram recolhidos diversos materiais prejudiciais ao meio ambiente como o plástico, isopor, latas de metal e bitucas de cigarro. Esses resíduos representam um risco letal para a fauna e a flora local, sendo especialmente perigosas as bitucas de cigarro, que são tóxicas.

Os trabalhos de limpeza abrangeram a foz do rio Juqueriquerê, a praia do Indaiá (próximo ao quiosque 32), o rio Santo Antônio (em frente ao Teatro Mário Covas), a praia do Centro (em frente à Secretaria de Turismo), a praia do Aruan e a praia do Camaroeiro, que também envolveu a limpeza do mangue. Os voluntários receberam kits com coletores e luvas para auxiliar na coleta dos materiais.

VEJA TAMBÉM:

Após 8 meses parado por lesão, Guilherme Arana, do Atlético-MG, conta como pesca esportiva ajudou na sua recuperação

Equipe de pesca esportiva do Rio de Janeiro quebra recorde nacional ao capturar atum de 160 kg

Pescador russo surpreende nas redes sociais ao mostrar criaturas marinhas raras

A Prefeitura destaca a importância dessa ação para despertar um senso de proteção e conscientização ambiental na população. Os resíduos plásticos, por exemplo, não apenas prejudicam o meio ambiente, mas também afetam os animais. Além disso, apenas duas bitucas de cigarro contaminam as águas de forma equivalente a 1 litro de esgoto.

A Prefeitura reforça o pedido para que a população pense nesta questão não apenas durante as ações ambientais, mas ao longo de todo o ano, para que haja uma verdadeira mudança ambiental.

Informações: Prefeitura de Caraguatatuba

Acompanhe a Revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube