PF deflagra operação contra pesca ilegal e lavagem de capitais

PF combate a pesca ilegal

Investigação contra pesca ilegal da Polícia Federal levou à captura de 154 toneladas de anchova em períodos de defeso

A Polícia Federal deflagrou na última quinta-feira (14), a operação Bluefish, para desarticular organização criminosa investigada pela prática de pesca ilegal, falsidade ideológica e lavagem de capitais.

Na ação, policiais federais cumpriram 11 mandados de busca e apreensão em Rio Grande/RS e Passo de Torres/SC.

A investigação teve início em janeiro de 2022, com a apreensão de uma tonelada de anchova em Rio Grande, em período de defeso. Com a análise de informações coletadas, foram identificadas quatro empresas de pesca, duas estabelecidas em Rio Grande e duas em Passo de Torres, gerenciadas por um grupo familiar, suspeitos da prática dos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de capitais.

VEJA TAMBÉM:

Após 8 meses parado por lesão, Guilherme Arana, do Atlético-MG, conta como pesca esportiva ajudou na sua recuperação

Equipe de pesca esportiva do Rio de Janeiro quebra recorde nacional ao capturar atum de 160 kg

Pescador russo surpreende nas redes sociais ao mostrar criaturas marinhas raras

A movimentação financeira dos investigados, no período de 2018 a 2022, foi de cerca de 340 milhões de reais em créditos e débitos em contas bancárias. Também foram identificadas 154 toneladas de pescado ilegal capturados em períodos defesos nos anos de 2021 e 2022.

O nome da operação – Bluefish – faz alusão ao termo pelo qual a espécie de peixe “Anchova” também é conhecida, devido à coloração azulada no seu dorso.

O defeso é a paralisação temporária da pesca para a preservação das espécies, tendo como motivação a reprodução e/ou recrutamento, bem como paralisações causadas por fenômenos naturais ou acidentes.

Informações: Polícia Federal

Acompanhe a Revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube