Em MG, operação conscientiza pescadores para a piracema, que começa em novembro no estado

Operação em MG

Entre os dias 19 e 29/9, agentes de fiscalização orientaram pescadores e comerciantes sobre a pesca predatória e a preservação das espécies em MG

A pouco mais de um mês para o período da piracema, época da reprodução de peixes, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), realizou a Operação Colônia II. Entre os dias 19 e 29/9, agentes de fiscalização da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Central Metropolitana orientaram e conscientizaram pescadores e comerciantes sobre a pesca predatória e a preservação das espécies.      

A ação abrangeu oito municípios, são eles: Três Marias, Pirapora, Ibiaí, Pedra de Maria da Cruz, Januária, Itacarambi, Matias Cardoso e Manga. Durante a operação, os agentes conduziram uma série de atividades para educar presidentes de colônias de pescadores, associados, pescadores profissionais e amadores, bem como comerciantes de pescado e de artigos para a pesca. 

De acordo com o coordenador da operação e diretor de Fiscalização da Supram Central Metropolitana, Bruno Zuffo Janducci, as orientações fornecidas abordaram uma variedade de tópicos, incluindo a identificação de espécies e equipamentos proibidos; limites de tamanho e quantidade de peixes permitidos para captura; a importância do cadastro e registro para a prática da pesca; e a obrigatoriedade de portar a carteira de pesca durante as atividades. 

“Essas medidas visam garantir o cumprimento das obrigações legais relacionadas à conservação dos recursos pesqueiros em Minas Gerais e evitar autuações ambientais devido ao descumprimento das normas”, explica Bruno Zuffo. 

VEJA TAMBÉM:

Após 8 meses parado por lesão, Guilherme Arana, do Atlético-MG, conta como pesca esportiva ajudou na sua recuperação

Equipe de pesca esportiva do Rio de Janeiro quebra recorde nacional ao capturar atum de 160 kg

Pescador russo surpreende nas redes sociais ao mostrar criaturas marinhas raras

Piracema 

A piracema, termo derivado do tupi que significa “subida dos peixes”, é um fenômeno natural de grande relevância para a reprodução de diversas espécies de peixes. Este período, também conhecido como período de defeso, ocorre em Minas Gerais de 1° de novembro a 28 de fevereiro do ano seguinte. Durante a piracema, os peixes realizam migrações, percorrendo dezenas ou até centenas de quilômetros contra a correnteza para alcançar locais ideais para a reprodução. 

A migração exige um esforço físico dos peixes e desempenha um papel na manutenção das populações de peixes saudáveis e na preservação dos ecossistemas aquáticos. “Por isso, a ação preventiva realizada antes do início da piracema é fundamental para sensibilizar todos os envolvidos na pesca sobre a importância de cumprir as normas e regulamentos destinados a proteger nossos recursos pesqueiros”, diz Bruno Zuffo.  

Informações: Agência Minas

Acompanhe a Revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube