Ibama combate pesca ilegal de tubarões no Rio Grande do Sul

Ibama combate pesca ilegal de tubarões no RS

Operação Makaira contabilizou R$ 822 mil em multas ambientais

O Ibama realizou operação no Rio Grande do Sul para combater a pesca ilegal de tubarões e atum. A operação Makaira contabilizou R$ 822.600 em multas ambientais.

A ação aconteceu nos municípios de Rio Grande, São José do Norte, Pelotas e Santa Vitória do Palmar, foi planejada pelo Ibama/RS e está prevista no Pnapa 2023 (Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental).

A Makaira (nome dado em homenagem à espécie Makaira nigricans, conhecida como Marlim-azul) teve como objetivo principal coibir os ilícitos da pesca de tubarões, de atum e de afins por meio do controle da frota de embarcações de espinhel (aparelho de pesca que funciona com a utilização de iscas para a atração dos peixes).

Do total apreendido, que somaram quase 21 toneladas, 14 toneladas e meia foram de tubarões, ou seja, 70% do total. Atualmente, a maior parte das espécies de grandes tubarões que incide no Brasil está ameaçada de extinção.

VEJA TAMBÉM:

Pescador esportivo captura maior tucunaré-açú já catalogado, em Santa Isabel do Rio Negro

Em Santa Catarina, Projeto Redes do Bem busca transformar nylon de redes de pesca em arte

Fã de pesca esportiva, Gusttavo Lima é surpreendido com peixe presenteado durante show

O Brasil figura, hoje, como o maior comprador mundial de tubarões e participa do mercado internacional de barbatanas, consideradas iguarias de alto valor na Ásia. Nessas transações, o Ibama identificou, recentemente, grandes fraudes de origem, lastreada pela pesca ilegal e irregular.

Contando com a participação da Brigada Militar Ambiental e da Marinha do Brasil, foram lavrados cinco autos de infração, um termo de suspensão de atividades, apreendidas três embarcações e uma rede de pesca, além das 20 toneladas e meia de pescados.

Informações: Ibama

Acompanhe a Revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube