Ciência da Pesca: Instituto de Pesca mostra a importância da pesquisa no cenário do agronegócio do pescado

Instituto

Entre 24 e 26 de outubro, o Instituto de Pesca (IP-Apta) participou da maior feira de negócios do setor de pescado, a Seafood Show Latin America

Promovida pela Francal Feiras, maior promotora de eventos de negócios, e pela Seafood Brasil, plataforma de conteúdo e informação para o mercado, a segunda edição do evento teve mais de cinco mil metros quadrados de área expositiva; contou com cerca de 100 marcas de nove países, aproximadamente 40 palestrantes em sua extensa e rica programação, muita oportunidade de networking, negócios e aprendizagem junto a expositores e profissionais que participaram dos talk shows.

Um dos grandes destaques desta edição foi a inclusão de um novo e inovador canal de comunicação da feira, o Podcast Seafood Show, que contou com a participação do pesquisador do IP Fabio Sussel, que é também um comunicador talentoso da instituição.

Sussel foi quem, junto à mediadora Letícia Baptiston, conversou com a diretora-geral do Instituto, Cristiane Neiva, que falou sobre diversas ações institucionais relacionadas ao incentivo do consumo de pescado, como, por exemplo, o Núcleo de Pesquisa Pescado para Saúde, do qual é coordenadora de comunicação. Para Sussel, participar desta novidade da feira “foi uma oportunidade incrível de se comunicar com o público de food service e varejo”.

O secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Guilherme Piai, participou da cerimônia de abertura da feira, ressaltando sua relevância para o setor.

“É um evento exemplo aqui para o Estado de SP, e vai contar cada vez mais com o apoio da Secretaria”, destacou Piai. A abertura contou também com a presença do Ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), André de Paula, que disse estar o MPA empenhado em “incluir peixe na cesta básica do brasileiro e isentar os pescados de taxações”.

Participaram ainda grandes agentes e decisores nacionais e internacionais do setor como Márcio Milan, da Associação Brasileira dos Supermercados, Luizinho Hirata, presidente da Abrasel SP e da Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa; Roberto Imai, da SIPESP E COMPESCA-FIESP, Francisco Medeiros, da Peixe BR, Marilza Fernandes, da Peixe SP, Cristiane Neiva, diretora-geral do IP, entre outros nomes.

VEJA TAMBÉM:

Pescador esportivo captura maior tucunaré-açú já catalogado no Brasil

Em Santa Catarina, Projeto Redes do Bem busca transformar nylon de redes em arte

Fã de pesca esportiva, Gusttavo Lima é surpreendido com peixe presenteado em show

Premiações Seafood

O segundo dia da Seafood Show Latin America foi muito esperado pelo público da feira, sobretudo para o evento Global Reception, um coquetel de confraternização, no qual foram anunciados os vencedores de duas premiações da feira: Prêmio Seafood Innovation Show e 2º Prêmio Melhores Peixeiros do Brasil.

Além de participarem como jurados dos dois prêmios, a diretora-geral, Cristiane Neiva, e o diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica do IP, Marcelo Ricardo, tiveram a honra e emoção de apresentarem os vencedores na noite de expectativas.

Neiva entregou certificados a todos os participantes do Prêmio Melhores Peixeiros do Brasil, que objetiva reconhecer e valorizar peixeiros e peixeiras do país, visando estimular a exposição adequada de pescado no ponto de venda e promover o incentivo ao consumo. Já Marcelo Ricardo, anunciou a empresa Brazilian Fish como o primeiro lugar do Prêmio Seafood Innovation Show, e destacou a importância de participar desta ação e da feira, ressaltando a relevância da inovação e seu impacto no setor.

Pesquisa e setor de pescado em sinergia

No estande do Instituto de Pesca, montado na Seafood Show Latin America, foram expostas duas ações de pesquisa, o Núcleo de Pesquisa Pescado para Saúde, que tem como missão promover e aumentar o consumo de pescado, e o Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Sanidade na Piscicultura.

Também tiveram espaço os dois eventos estratégicos da instituição, o inovador Agrifutura Pescado, que se propõe a trazer a inovação para perto da cadeia do pescado, fomentando networking, negócios, inovações, pensamento inovador e o consumo; e o Tem Peixe na Vila, festa anual do pescado aberta à sociedade paulista, que objetiva incentivar o consumo, promover e fortalecer todos que trabalham com pescado, além de conscientizar a população sobre a cadeia produtiva e as pesquisas do Instituto. Vale destacar que a segunda edição ocorrerá nos dias 31 de agosto e 01 de setembro de 2024.

Para a diretora-geral do IP, Cristiane Neiva, a participação do Instituto no evento “foi fundamental para a aproximação do corpo técnico com empresas e indústrias que comercializam e industrializam diferentes espécies provenientes da pesca e aquicultura nacional e da América Latina”.

Por Gabriela Souza

Instituto de Pesca

Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.

Ciência da pesca

A coluna Ciência da Pesca, novidade no site da Pesca & Companhia, é uma parceria com o Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Os textos publicados aqui são recebidos pelo Instituto e têm como objetivo divulgar o pensamento científico por trás da pesca, aquicultura e recursos hídricos.

Acompanhe a Revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube