Tecnologia salva vidas: monitoramento de embarcações de pesca artesanal e coletes reforçará segurança em SC

Monitoramento

Tecnologia de monitoramento será desenvolvida por meio do InovaLab SC, o Laboratório de Inovação do Governo do Estado de Santa Catarina

Monitorar embarcações e coletes salva vidas através de tecnologia GPS, uma antiga queixa da comunidade pesqueira artesanal de Santa Catarina que agora deve ser solucionada. As tratativas já começaram entre a Secretaria da Aquicultura e Pesca e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação – SCTI quando foi relatada a necessidade de um investimento em uma tecnologia mais eficiente para garantir a segurança aos cerca de 21.541 pescadores artesanais que trabalham com licença no litoral catarinense.

O processo será feito através do InovaLab SC, o Laboratório de Inovação do Governo do Estado. O projeto é considerado um grande avanço na proteção dos pescadores e do meio ambiente marinho. A tecnologia serve para promover inovação que impacta positivamente na vida das pessoas.

VEJA TAMBÉM:

Pescador esportivo captura maior tucunaré-açú já catalogado no Brasil

Em Santa Catarina, Projeto Redes do Bem busca transformar nylon de redes em arte

Fã de pesca esportiva, Gusttavo Lima é surpreendido com peixe presenteado em show

O monitoramento de embarcações e coletes proporcionará mais segurança em casos de resgate, busca e salvamento. Isto permitirá a localização mais rápida dos barcos em situações de emergência e aumentará as chances de salvar vidas. O desafio está aberto para empresas interessadas.

As inscrições podem ser realizadas até o dia primeiro de dezembro de 2023, pelo site
https://sc.acate.com.br/linklab-governo-sc

A partir das inscrições, a equipe do Laboratório de Governo realiza uma pré-seleção para ver se há compatibilidade com o desafio apresentado.

O próximo passo é apresentação das propostas pelos representantes das empresas à Secretaria da Pesca, que irá escolher qual empresa se encaixa melhor para prestar o serviço e resolver o problema apresentado.

Informações: Agência Catarinense de Notícias

Acompanhe a Revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube