Combate à pesca ilegal apreende três espingardas no interior do Ceará

Ofensiva foi na cidade de Santana do Acaraú, a 270 km de Fortaleza

Uma ofensiva de combate à pesca ilegal protagonizada pela Polícia Militar do Ceará resultou na apreensão de três espingardas no município de Santana do Acaraú, no último domingo (19). 

A apreensão foi na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. As armas de fogo, encontradas na localidade de Mutambeiras, foram conduzidas até uma unidade plantonista da Polícia Civil do Estado do Ceará. A cidade do interior fica a 270 km de Fortaleza e é banhada pelo Rio Acaraú. 

Veja também

Universidade no Ceará promove curso voltado para produção de peixes de água doce

Ceará passa a contar com Centro de Atendimento Emergencial às Tartarugas Marinhas

Ação de conscientização ambiental e peixamento é realizada na Lagoa dos Pássaros, no Ceará

Uma equipe do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente foi acionada para apurar uma denúncia de pesca ilegal em um riacho na localidade de Mutambeiras. De acordo com relatos, pescadores teriam invadido um terreno e montado um acampamento. Os suspeitos eram frequentemente vistos saindo com sacos de peixes.

Os policiais militares diligenciaram até o local, encontrando uma barraca, as cinzas de uma fogueira e equipamentos para que os suspeitos pudessem passar a noite no acampamento. Três espingardas também foram encontradas e conduzidas pela composição policial até a Delegacia Regional de Sobral, unidade plantonista da Polícia Civil. O caso foi transferido para a Delegacia Municipal de Santana do Acaraú.

Vale lembrar que de 1º de fevereiro a 30 abril, ao contrário do padrão, o estado atravessa a piracema. Nesta época, diversas espécies de peixes de água doce se deslocam rio acima para fazer a desova e se reproduzir. Isso, portanto, é importante para a manutenção da espécie.