Sernambiguara: recorde conquistado por brasileiro completa 18 anos

Exemplar capturado no litoral paranaense surpreendeu com seus 27,21 kg

Por Alex Koike

Se uma sernambiguara (Trachinotus falcatus) já é considerada um verdadeiro troféu, imagine fisgar o recorde?

Este feito foi realizado por Renato Fiedler em 14 de dezembro de 2002, ou seja, há 18 anos, e é um dos mais cobiçados recordes da International Game Fish Association (IGFA).

Para capturar o peixe com a fama de incansável lutador, o pescador utilizou uma isca soft do tipo twin tail presa a um jig head nas redondezas da Ilha do Mel, Paranaguá (PR).

Quando fisgou o exemplar, a briga foi intensa e levou 25 minutes para embarcar.

Em seguida foi pesado, alcançando o peso de 27,21 kg (60 lb) e superando em quase 2 kg o recorde anterior de Thomas Sebestyen, que tinha 25,450 kg (56 lb e 2 oz)

O peixe

Esta é uma espécie marinha de peixe teleósteo da família dos carangídeos que habita as águas tropicais da parte ocidental do Atlântico e pode chegar a 1,2 m e cerca de 40 kg.

Recebe os nomes populares pampo, pampo verdadeiro,
pampo-gigante, sernambiquara, arabebéu, aribebéu, garabebéu, tambó, e “permit” – em inglês.

Na aparência geral, tem o corpo ovalado e comprimido lateralmente, com escamas pequenas, focinho curto e obtuso, dorso azulado escuro, ventre prateado com nadadeiras escuras e mancha amarelada na parte anal.

A sua dieta principal é de moluscos, mas se alimenta também de crustáceos, como o tatuí, larvas, vermes e pequenos peixes. Por isso a sua boca é tão dura de perfurar.

A sernambiguara viaja em cardumes de dez ou mais peixes, embora ocasionalmente possam ser vistos em grande número, e tendem a se tornar mais solitários com a idade.

Quando fisgado, costuma dar uma longa corrida inicial e rápida em direção às águas mais profundas, para esfregar a boca na areia ou algum outro obstáculo, em um esforço para soltar o anzol.

É por tudo isso que um exemplar de até 4 a 5 kg já é considerada uma excelente captura.

A sernambiguara recorde levou 25 minutos para sair da água