Noise e Crawler não são iscas novas, mas recentemente a sua fama foi revigorada por causa do grande número de fabricantes japoneses que reviveram este modelo muito interessante e eficiente
Por Alex Koike
Noise (ruído) ou Crawler (rastejante) são as duas nomenclaturas utilizadas para classificar esse tipo de isca de superfície de corpo volumoso e asas – geralmente de metal.
Esse tipo de artificial voltou à tona no mercado japonês nos últimos anos e várias marcas criaram um modelo próprio por causa da sua grande produtividade na captura do black bass.
Por aqui ela também é eficiente para traíras, trairões e tilápias. Pelas características tem jeitão de atrair também aruanãs, matrinchãs, bicudas, dourados e outras espécies.
As iscas desta categoria causam grande comoção na superfície. Elas criam um bastante distúrbio na superfície, fazendo barulho, brilho (quando as asas são metálicas) e deixando um rastro bem atraente.
Dependendo do formato, ela pode imitar um pequeno peixe agonizando na superfície. Já os modelos pequenos imitam insetos caídos na água. E as grandes lembram até pequenos pássaros se debatendo.
O trabalho é simples, basta recolher. A variação que pode ser feita é o “stop and go”, podendo dar uma paradinha perto da estrutura, para em seguida recomeçar a recolher.
Por este motivo é uma isca muito interessante para explorar os pontos de pesca ou para identificar como está o comportamento do peixe.
Outra opção é dar leve toques para que ela apenas simule um inseto se debatendo ou peixe agonizando.