Dicas para pescar nessas importantes estruturas de nossos rios
Por Alex Koike
Travessões de pedras são estruturas submersas que estão presentes na maioria dos rios da Bacia do Prata e são excelentes lugares para pescar o dourado.
Nesses lugares, “tudo” acaba se juntando em uma verdadeira cadeia alimentar, pois as pedras retêm muitos alimentos naturais como pequenos crustáceos, alimento predileto de diversas espécies, entre elas os leporinos piau e piapara.
Outros habitantes são pacus, ferreiras e taquaras, e todos eles acabam atraindo o temível dourado, um predador oportunista e que encontra ali muitas opções e janelas de ataques.
Mas a natureza é sábia, e além de áreas de ataques os locais dispõem de áreas de fugas, principalmente para peixes menores, uma fenda ou fresta, por exemplo.
Tudo isso ajuda a manter o equilíbrio da natureza, ou seja, cabe a nós homens fazer a nossa parte com o pesque-e-solte.
Como começar
O primeiro passo é ler a água, o que é uma das grandes qualidades de um bom pescador. Ele deve imaginar como pode ser o fundo do rio pelo que ele mostra na superfície.
Use várias técnicas de leitura, entre elas as ocasiões em que algum barco passa ao lado, as cabeças das pedras ficam denunciadas com o movimento de água.
Dica importante: geralmente os forrageiros e piaparas, piaus, piavuçus e pacus sempre estão na frente da cabeça.
Já os predadores como dourados e peixes de couro ficam atrás, mas isso não é regra, principalmente para o dourado, que está sempre na ativa nadando de um lado para o outro.
O local pode ser explorado tanto com iscas naturais, pescando apoitado, ou com as artificiais, no corrico, pesca de arremesso ou varrendo mais o fundo com grandes shads.