Alevinos são usados no repovoamento de rios de Ipiranga do Sul

Cidade gaúcha colocou cerca de 8 mil jovens peixes para reproduções futuras

A Prefeitura de Ipiranga do Sul (RS), por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou, no final de fevereiro, a distribuição de 8 mil alevinos de várias espécies para recompor a fauna dos rios do município gaúcho, a cerca de 335 km de Porto Alegre. 

De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Gilberto Toazza, a ação com os alevinos é realizada duas vezes ao ano e contribui para o desenvolvimento das espécies nos rios da região de Erechim. 

Veja também

Ação de conscientização ambiental e peixamento é realizada na Lagoa dos Pássaros, no Ceará

PF realiza patrulha marítima contra a pesca ilegal na Baía da Ilha Grande (RJ)

Pescador aposentado se muda no Rio Grande do Sul para ficar mais perto do hobby

Batalhão Ambiental apreende 3.400 metros de petrechos de pesca no Rio Grande do Sul

“É importante nós preservarmos a natureza. São vários pontos de distribuição das espécies nos rios do município”, disse Toazza. 

A ação também contemplou a entrega de 5 mil alevinos para o repovoamento de açudes dos criadores de peixes. Os avelinos são os peixes que acabaram de sair das larvas e já se alimentam sozinhos. 

Para a bióloga, Raquel Dalatese Antunes, os licenciamentos ambientais realizados pelo município em parceria com a Emater/RS-Ascar são fundamentais para a abertura de novos açudes nas propriedades. 

“Torna-se um processo mais ágil e facilita aos produtores para a construção dos açudes”, afirmou. Sobre o repovoamento ressaltou a importância da ação para a preservação da fauna e flora, também para a pesca esportiva”, conta.