Ubatuba (SP) dá primeiro passo rumo a certificação do pescado no município

Iniciativa em Ubatuba (SP) vai beneficiar todos os produtores de alimentos de origem animal. como pescadores artesanais e maricultores

Ubatuba está avançando na implantação do o Serviço de Inspeção Municipal – SIM de produtos de origem animal. O primeiro passo para a certificação do município foi oficializado na última terça-feira, 11 de abril, em que aconteceu a sessão de Câmara na qual o Projeto de Lei de criação do serviço foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

A iniciativa vai beneficiar todos os produtores de alimentos de origem animal. Em Ubatuba, as categorias mais contempladas serão pescadores artesanais e maricultores. O município ocupa sempre os primeiros lugares na produção de pescado do Estado de São Paulo. Da mesma forma, se destaca a maricultura, com cerca de 30 famílias envolvidas no cultivo.

Veja também

Pescador esportivo quebra recorde com captura de “maior trairão do mundo” no Pará

Homem pesca bagre de 12kg no Rio Tietê, em São Paulo

9ª edição da Pesca Internacional ao Tucunaré reúne 250 times no Paraná

“A aprovação da Lei que cria o SIM é o início de um trabalho que visa promover a certificação de nosso pescado e demais produtos em menor escala, como ovos, mel, queijos e provenientes da produção de microempreendimentos do setor da gastronomia, como hamburguerias e produção de embutidos, carnes temperadas, entre outros”, explicou a chefe da Seção de Fomento ao Abastecimento da Secretaria, Márcia Regina Rangel Araújo.

A Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura (SMPA) segue no processo de adesão à Consórcio Público Intermunicipal, junto com 18 municípios da região do Litoral Norte ao Vale do Paraíba, que proporcionará inúmeras vantagens, reduzindo significativamente os custos de implantação e operação do serviço e ampliação da área de comercialização dos produtos certificados, não ficando restrito ao âmbito municipal, permitindo a comercialização entre todos os municípios participantes do consórcio.

Em paralelo, o município investirá em projetos de assistência técnica aos produtores e de construção de estruturas para dar suporte a produção, visando a certificação de pescadores e maricultores.

Informações: Prefeitura Municipal de Ubatuba (SP)

Acompanhe a Revista Pesca & Companhia nas redes sociais!

Instagram | Facebook | Youtube